quarta-feira, 27 de março de 2013

O demônio é um anjo.

 
O fato é que desde sempre a podridão ronda as entranhas do Vaticano e de lá se irradia para todas as igrejas, mesquitas, sinagogas, templos e terreiros do mundo inteiro. A Historia e Martinho Lutero já sabiam.

O simpático Papa Francisco delatou, para os gorilas golpistas da Argentina, os sacerdotes praticantes da Teologia da Libertação, que se uniram aos heróis da legalidade. O papa colaborou com os covardes ditadores assassinos, que torturaram, mataram e deportaram ativistas em luta pela democracia, por justiça social e pela igualdade entre os homens.

Depois de recuperado o estado democrático de direito na Argentina, o Papa Francisco abandonou o silêncio obsequioso que manteve durante a ditadura, para atacar o governo, protestando contra as medidas de combate ao monopólio rural do agro negócio.  O Papa Francisco defende o rico patronato rural, concentrador de renda, diante dos esforços do governo democrático argentino para livrar o país da desigualdade social, da pobreza e do atraso de uma velha política econômica colonial. Certamente a posição do Papa Francisco tem lhe rendido aplausos e apoio do sistema financeiro internacional, que controla as grandes e pequenas economias capitalistas globais.

A igreja católica teve com João 23 e João Paulo Primeiro duas chances claras de banir a sua sujeira, mas escolheu continuar na lama. Nunca mais haverá papas como eles, nem sacerdotes como D. Helder Câmara, D. Paulo Evaristo Arns, D. Pedro Casaldáliga, padre Renzo e outros dessa estirpe, atirados à masmorra, à vala comum, ou ao esquecimento, porque fizeram a opção preferencial pelos pobres. E porque o fizeram pra valer.

A missão do novo papa não é investigar e combater, mas abafar os escândalos financeiros do banco Ambrosiano e o sexo repugnante, em todos os escalões de sua igreja. A CIA recomenda ao novo Papa que a densa cortina de fumaça sobre a corrupção da igreja seja costurada com discursos populistas e enfeitadas com imagens de simplicidade e declarações de amor aos pobres. 

O demônio é um anjo sem asas. Ele não tem chifres, nem rabo, nem pé de bode. Como todo anjo, o diabo tem um sorriso e uma simpatia cativantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário