quinta-feira, 23 de maio de 2013

Santo Joaquim e os políticos desmascarados.


Numa recente palestra para estudantes de Direito de uma faculdade privada de Brasília,  o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, expôs alguns fatos de amplo conhecimento publico, mas como toda verdade publicada deixa os políticos mensaleiros em polvorosa, devemos cimentá-los.

Fato numero 1 – O Congresso é dominado pelo Poder Executivo e se notabiliza por sua ineficiência e incapacidade de deliberar. Fato incontestável.

Fato numero 2 – Os partidos políticos no Brasil são de mentirinha, sem preocupação programática e que seus lideres querem apenas o poder pelo poder. Fato parcialmente contestável, porque os políticos querem apenas o poder pelo dinheiro extra que podem ganhar, leiloando seus votos.

Tomemos por exemplo a falta de preocupação programática dos três mais importantes políticos vitoriosos e bem sucedidos da atualidade, Lula, Dilma e Eduardo Campos. Queremos saber quantas vezes o “socialista” Eduardo Campos se pronunciou a respeito do genocídio praticado com o bloqueio econômico norte americano contra Cuba, ou mesmo manifestou-se sobre o golpe de estado neo nazista na Venezuela, que afastou do poder por 3 dias o presidente Hugo Chávez  eleito democraticamente. Quantas vezes os “trabalhistas” Lula e Dilma tiveram a iniciativa ou demonstraram vontade política de acabar com a famigerada demissão imotivada, fazendo valer no Brasil a Resolução da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovada pelo Congresso Nacional, ainda no governo FHC, governo e presidente de triste memória para a maioria do povo brasileiro, que era miserável, ficou mais miserável naquele período e que agora evolui para a pobreza com algumas esmolas.

Fato numero 3 – A Câmara é composta em grande parte por parlamentares que não representam a população. Fato incontestável. Por exemplo, a bancada ruralista no Congresso Nacional, que representa os interesses de uma minoria de empresários do agronegócio, fazendo o jogo do capitalismo internacional de manter no Brasil a mesma política econômica colonial do atraso, o que vem sendo feito pelos governos desde a invasão européia em 1500. Essa minoria representa muito menos de 1% dos eleitores, mas tem o voto de cabresto de muito mais 30% dos congressistas.

Mudando um pouco de assunto, mas permanecendo no tema da hipocrisia, o jogador de futebol Mansur, expulso do Bahia como incapaz e agora campeão baiano pelo Vitória, vingou a humilhada torcida tricolor: os mais de 7 milhões de reais que serão pagos pelo seu passe ao Esporte Clube Vitória por um clube europeu, interessado em seu passe, poderiam estar sendo depositados em contas fantasmas da Cálcio, Guimarães & Associados. Uma dor danada bem no meio do coração de Marcelinho.

E passando para um assunto luminoso, ensolarado, um recado para uma linda garota na praia:

Eu me vejo e eu lhe vejo
E nos vendo assim nos dois
Frente a frente, olhos nos olhos
Percebo com tanta clareza
No meio do surto desse nosso apaixonante tesão,
Que você é muita areia
Para o meu velho caminhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário